quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Consumidor que vacila, compra qualquer coisa

        Sempre de olhos e ouvidos atentos ao que meus colegas andam publicando na grande mídia, este velho repórter se deteve numa mesma notícia, com abordagens muito diferentes. O assunto eram as promoções da indústria automobilística para desovar o estoque de modelos 2013. Domingo, na Folha, foi na minha opinião uma abordagem mais séria e pertinente. Sustentava título e artigo que os descontos nesses modelos não valiam a pena pela insegurança de se comprar veículos sem freios abs e airbags duplos - uma exigência da nova legislação que torna obrigatória a inclusão desses equipamentos como itens de série em todos os carros nacionais fabricados a partir deste ano de 2014. Os fabricantes já avisaram que os preços dos novos modelos ficarão cerca de R$ 3 mil mais caros por conta da adoção dos dispositivos de segurança.

        Já a matéria da Rede Globo, hoje no seu jornal da manhã, apresentou os descontos nesses modelos 2013, como uma oportunidade para o consumidor fazer uma boa economia.

        Minha análise, baseada em princípios e experiência profissional, a Folha de S. Paulo tratou o tema com mais responsabilidade - virtude que deveria estar presente em toda e qualquer redação realmente isenta e independente. Além do que, a argumentação é ótima: valerá a pena sacrificar a segurança dos transportados a troco de economizar dois ou três mil reais? E eu acrescentaria: Por que querem sempre nos empurrar o obsoleto, o defasado tecnologicamente? 

      Dona Globo, por sua vez, pensou como a massa, representada na feliz entrevistada que acabara de comprar seu carro velho novo ( ou carro novo velho, à gosto). "O que importa é que vou sair daqui com meu carro zero quilômetro",sorria a consumidora, saindo com seu veículo novinho, mas  sem os abs e airbags.

     E assim é o nosso país e a nossa grande imprensa, e eu publico meus textos como forma de reflexão para a conscientização. 


Paulo Coutinho,
8/jan/2014    

Nenhum comentário:

Postar um comentário